segunda-feira, 27 de junho de 2011

BOAS VINDAS!

O LUTAS: São Luís tem como objetivo tornar visíveis as lutas travadas constantemente na sociedade maranhense em decorrência do embate entre uma ideia de desenvolvimento forjada para os países periféricos (como o Brasil ) e a existência de populações que sofrem diretamente com a implantação destes projetos, sejam elas comunidades tradicionais, ou simplesmente, pobres.

Surge com a percepção de que a narração destes conflitos pelos donos da história, pelos empresários morais, sempre descarta a versão dos fatos a partir daqueles menos favorecidos economicamente. Diga-se, economicamente. Repita-se: economicamente...

O fato é que muitas destas lutas são narradas apenas em primeira pessoa, contam como os “descobridores” das riquezas e “messias” do desenvolvimento vêm sendo atrapalhados por famílias que só desejam o atraso.

Esta invisibilidade tem trazido sérios problemas para as lutas. O total desconhecimento do modo de vida e do valor dessas pessoas faz com que a comunidade as veja como descartáveis ou como entraves para que o desenvolvimento chegue ao Maranhão. A invisibilidade deslegitima suas vozes.

Assim, encontramos nos cartazes, no aeroporto, ouvimos no rádio, na TV: O Maranhão não para, não pode parar! Assistam ao novo descobrimento do Maranhão!

É isso mesmo...um novo descobrimento...que repete os mesmos erros do primeiro. Dizima os verdadeiros proprietários das terras, levando as riquezas extraídas por Itaqui, deixando apenas a miséria e a desolação.

É por essas e outras que procuramos contar histórias, mas aquelas que não aparecem na TV, nem nos jornais e nem em blogs pelegos de plantão. Queremos, com a ajuda das pessoas que temos conhecido em nosso caminho, mostrar quem são elas, o que elas fazem e porque fazem. Qual é a sua história. Qual é a história da sua luta.

Queremos contar a história das lutas com a ajuda dos que lutam. Gente brava e guerreira que também precisa enxergar a própria luta para tomar fôlego!

Tomem fôlego! Aproveitem! E LUTEM!

Nenhum comentário: